Histórico


 Um pouco de Gerson Brandolt
Gerson Brandolt é natural de Alegrete, desde os seus 16 anos é envolvido no meio campeiro e artístico da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Apareceu nos rodeios montando em cavalos aporreados e nos palcos de declamação. Hoje trabalha como locutor na rádio Nativa Fm,  105.9 de Alegrete onde esta a frente de dois programas gaúchos de grande audiência na cidade e região, "Alma de Campo" e " Galpão da Nativa".
Compositor e cantor forma dupla com Beto Villaverde amigo de infância e gaiteiro do mais alto quilate. Juntos já gravaram duas obras intituladas " Cabo do Socador" e " Pra se falar de fronteira" as duas com parceria firmada com Gladmir Texeira Nunes o " Passarinho " amigo e padrinho da dupla. Cantam o campo e já preparam seu terceiro trabalho intitulado " Um quadro de campo" que se Deus quiser será gravado no começo de 2012.
Um pouco de Beto Villaverde
Beto Villaverde é gaiteiro de mão cheia que toca com sentimento melodioso,vive num eterno romance com
a botoneira, professor de gaita, realiza um belo projeto no Alegrete com mais de trinta alunos das mais variadas idades.
Tocador desde seus oito anos, recorreu este Brasil com a cordeona nos braços. Por entender que a música gaúcha de baile perdeu-se pelos caminhos do vender sem importar-se com a verdadeira cultura gaúcha abandonou os grupos de baile para dedicar-se exclusivamente a gaita.
 Foi este retorno a querência que oportunizou a formação desta dupla com seu amigo de infãncia Gerson 
Brandolt logo após ao palco do Festival Alegretense da Canção Gaúcha onde levaram o troféu de música
mais popular com a composição " No Cabo do Socador" que é letra de "Passarinho" Texeira Nunes, formam a dupla " Gerson Brandolt & Beto Villaverde.
"No cabo do socador" deu origem ao primeiro disco da dupla com mais de quatro mil cópiass vendidas e com um apelo muito grande nas rádios da fronteira oste.
 No ano de 2010 gravaram seu mais recente trabalho "Pra se falar de fronteira" o disco já vendeu duas mil cópias em dez meses.
A dupla já prepara o terceiro disco intitulado, " Um quadro de campo", devem entrar em studio em meados de janeiro de 2012, este novo trabalho traz sete canções inéditas e cinco regravações onde uma delas será "No cabo do socador".